Planejamento de Empreendimentos
O QUE É UM PLANEJAMENTO DE EMPREENDIMENTOS?
O Planejamento do empreendimento é etapa essencial para sua realização com êxito. Deve ser elaborado desde a concepção do empreendimento até a sua efetiva entrega. É a ferramenta que mostrará o fluxo das etapas a serem vencidas e dependendo do nível de detalhamento evidenciará as dificuldades e particularidades do empreendimento.
PARA QUE SERVE UM PLANEJAMENTO DE EMPREENDIMENTOS
O planejamento auxilia na previsão dos riscos, sendo de fundamental importância para detecção de gargalos, inconsistência, ausências de informações, previsão de entrega e equacionamento de atividades para que estas permaneçam no prazo.
Controle de Custos de Obra
O QUE É UM CONTROLE DE CUSTOS DE OBRA?
O controle de custos de obra é a ferramenta de planejamento e domínio dos custos de uma obra ou empreendimento. Com um bom controle de custos consegue-se efetuar previsibilidade de gastos, curva de tendência e horizonte da situação da obra.
PARA QUE SERVE UM CONTROLE DE CUSTOS DE OBRA
O controle de custos de obra serve para evitar desperdícios, auxiliar no cumprimento de metas de custos e planejamento de compras para as obras.
Elaboração de Cronograma
Previsto x Realizado
O QUE É UM CRONOGRAMA PREVISTO X REALIZADO?
O cronograma é uma ferramenta de gestão de atividades usualmente em representação gráfica do tempo investido em uma determinada tarefa ou projeto, segundo as tarefas que devem ser executadas. O cronograma previsto x realizado mostra o tempo previsto de investimento em uma determinada tarefa e a efetiva realização desta tarefa. O cronograma previsto x realizado é um importante instrumento de planejamento em obras e projetos.
PARA QUE SERVE UM CRONOGRAMA PREVISTO X REALIZADO
O cronograma previsto x realizado serve para gestão e planejamento das atividades, fazendo com que se tenha em mãos todas as ações necessárias para o êxito de sua obra ou projeto.
Elaboração de Linha de Balanço
O QUE É UMA LINHA DE BALANÇO?
A Linha de Balanço (LDB), ou Line of Balance (LOB), como é conhecida internacionalmente, é uma técnica de planejamento e controle utilizada para a programação de atividades repetitivas de um projeto. Na construção civil é utilizada em projetos que apresentam características lineares, tais como conjuntos habitacionais, edifícios com múltiplos pavimentos, instalação de tubulações em obras de saneamento, estradas e túneis, onde há repetição contínua de procedimentos para executar atividades repetitivas durante todo o tempo da obra (Mendes, 1999, p.3, apud LUTZ e HIJAZI, 1993).
PARA QUE SERVE UMA LINHA DE BALANÇO
A Linha de Balanço permite atender às necessidades de programação de uma obra tradicional, a melhoria da produtividade na forma clássica ou o apoio a gestão moderna da produtividade e qualidade. A sua estratégia de produção, atendendo aos objetivos da empresa, é que irá determinar quais os benefícios mais importantes e qual a ênfase a ser dada na aplicação da Linha de Balanço.